Petrópolis

Passei o fim de semana passado em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Essa foi  a minha terceira visita à cidade e, mesmo já conhecendo quase tudo, não me canso de visitar a cidade.

Petrópolis é conhecida com a Cidade Imperial porque era lá que a família real brasileira passava as férias. Tudo lá faz referência à época do império e os casarões da cidade são cheios de história.

Infelizmente, quando chegamos na sexta-feira, estava chovendo muito durante todo o dia o que atrapalhou bastante o passeio. Mesmo assim, fomos ao Museu Imperial, só não conseguimos tirar fotos já que só dá pra tirar da parte externa do museu e a chuva não ajudou.

Foto tirada na minha visita em 2007 já que dessa vez a chuva impediu :(
O Museu Imperial era o Palácio de verão do imperador D. Pedro II. Nele se encontram móveis, joias, quadros, roupas e vários outros pertences da família real. Toda vez que entro lá, sinto como se tivesse voltado no tempo e mesmo sendo minha terceira visita, ainda me encanto com todos os detalhes.

No dia seguinte, a chuva deu uma trégua e pudemos visitar mais lugares. Começamos pelo Palácio de Cristal.

O Palácio de Cristal foi inaugurado em 1884 e sua estrutura foi construída na França. A intenção da Princesa Isabel e do seu marido, Conde D'Eu era utilizá-lo para exposições de flores, frutos e pássaros. Hoje em dia ele é utilizado para eventos e quando fomos lá, tinha uma exposição de orquídeas.

O passeio pelo Palácio de Cristal foi bem rápido então conseguimos ir de manhã mesmo para o Museu Casa de Santos Dumont.

Interior da casa de Santos Dumont

A casa de Santos Dumont, também conhecida como A Encantada, foi a única casa que Santos Dumont projetou para si mesmo. Tudo na casa é funcional e os espaços são muito bem aproveitados. Nela também está um dos últimos inventos dele, o chuveiro aquecido a álcool, esse era o único do Brasil naquela época. Ao final da visita, assistimos a um vídeo de 12 minutos muito interessante sobre a vida de Santos Dumont e sobre curiosidades da casa.

Aproveitando que estávamos perto, visitamos a Catedral de São Pedro de Alcântara. Além de ser um prédio lindíssimo, é nela que estão enterrados D. Pedro II, sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, Princesa Isabel, Conde D'Eu e o filho deles com a esposa.

À tarde fomos ao único lugar que eu ainda não conhecia, o Quitandinha. Todas as outras vezes que estive na cidade, ele estava fechado ou em reformas, mas agora ele é administrado pelo SESC e fiquei encantada com a sua beleza.

O Palácio Quitandinha começou a ser construído em 1941 para ser o maior hotel cassino da América Latina. Ele possui 50 mil metros quadrados e seis andares divididos em 440 apartamentos 13 grandes salões com até 10 metros de altura. Por ele passaram estrelas como Carmen Miranda e Walt Disney e políticos como Getúlio Vargas e Evita Perón.

Só podemos visitar os salões e a parte externa e posso garantir que a visita vale a pena, tudo é muito lindo por lá e os salões são enormes!

Parte interna do Palácio Quitandinha
Como eu amo prédios antigos e História, poderia ficar falando de Petrópolis por vários posts (e mostrando todas as fotos que tirei de cada casa de viscondes, barões e condes), mas quis resumir bastante só para vocês terem uma ideia do que tem na cidade. Para saber mais sobre os lugares que mostrei e outras coisas para se fazer em Petrópolis, é só clicar aqui.

27 comentários:

1. Sei bem do que você falou...eu sou daqui. Minha amada terra, bem no alto desta serra, Petrópolis...! Volte sempre.

Respostas
    1. Não sabia que você morava em Petrópolis, Sandra! Que legal, gosto muito da sua cidade! :)

Excluir
  2. Ah, Petrópolis é mesmo uma cidade linda! Não conheço pessoalmente, mas morro de vontade. Todos os prédios, toda a história, simplesmente fascinante. <3

3. Oi Bianca!
    Que lugar lindo, adorei as fotos! Belas construções. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

4. Olá,
    nunca fui em Petrópolis mas tenho vontade, parece mesmo ser um lugar lindo amei as fotos!

ResponderExcluir
  5. Petrópolis parece ser muito bonito. Curti bastante as fotos :)

Beijos,
    www.julietasemromeu2.blogspot.com

ResponderExcluir
  6. Nossa que fotos incriveis! Estou encantada com essa arquitetura!
    Deve ser impressionante pessoalmente!
    Amei o post!
    Um beijo!

www.impulsofeminino.com

ResponderExcluir
  7. Minha mãe conta que quando eu era mais nova, eu já fui lá em Petrópolis, mas eu não lembro de nada e queria ir de novo, porque é uma cidade cheia de histórias para ver e surpreender, fora as estruturas de tudo lá né? Bem bonito!

Beijos!
    www.likeparadise.com.br

Respostas
    1. Vale muito a pena visitar, principalmente se você gostar de História :) beijos

Excluir
  8. Já ouvi falar muito de Petrópolis, mas nunca visitei. E parece que estou perdendo tempo não indo. Gostei muito, tanto das fotos quanto do texto. Já está na agenda para quando eu for visitar o Brasil. Пока!

Respostas
    1. Vale a pena visitar a cidade, tem lugares muito bonitos e todos eles têm alguma história.

Excluir
  9. Qual lugar do RJ não é bonito?São tantas opções,variedades,etc.Gostei muuuito do seu post.Lá parece um lugar lindo.No ano novo, passei com meu namorado lá em Rio das Ostras,conhece?É uma região mais calma,porém linda *_*

beijão

Respostas
    1. Eu não conheço Rio das Ostras, mas já visitei algumas cidades próximas e gostei bastante :)

Excluir
  10. Eita que conjunto de prédios encantadores, dá para entender porque se chama vila real. Pena que a chuva não ajudou.
    Beijos
    blogueirasara.blogspot.com.br

ResponderExcluir
  11. Que lugar maravilhoso, muito encantador, estou simplesmente apaixonada por toda a beleza contida nele <3
    PS: As fotos só ressaltam ainda mais o quão bela é a cidade.

✶ Voando Sem Peter ✶

ResponderExcluir
  12. Tô apaixonada pelo Palácio de Cristal e pelo Quitandinha, que lugares lindos <3 Fiquei com muita vontade de conhecer Petrópolis!

Bjs
    oh, wow, lovely ❁

ResponderExcluir
  13. Achei muito engraçada a foto do pessoa com celulares ao inves de contemplar o espaço da casa de Santos Dummont! ahha
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

1. Eles estavam tirando fotos dos objetos expostos lá ^^

Excluir
  14. Também amo construções antigas, que tem história.
    Ótimo passeio, ótimas fotos.
    Beijos!

ResponderExcluir
  15. Já dei uma passadinha aí quando fui turistar no Rio, que lugar lindo!
    Beijos,

ResponderExcluir
  16. Vendo esse post me recordo de quando fui à Petrópolis, é um lugar encantador!
    Adorei ir no Museu Imperial, tem muitas coisas interessantes. Amei o post.
    Muito sucesso pra você, beijão.

ResponderExcluir
  17. Viajar para aí é uma aula de história incrível! Não sou tão fã da matéria, mas esta onde a história aconteceu é muito amorzinho! Quero ir! Beijoss

1. É verdade, acho que aprendemos muito mais assim ^^

Excluir
  18. Nossa, essa cidade é muito encantadora pelas fotos. Além de ter uma rica história, ela possui uma beleza indiscutível. Tomara que algum dia eu tenha a oportunidade de visita-la =)

Abraços,

Blog Decidindo-se \o/

ResponderExcluir
  19. Um lugar encantador e uma historia encantadora.
    Cara foto mais bonita que a outra.
    Adoraria conhecer.
    Viajar é algo mágico.

ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.