Clube de leitura: Um dia

O livro escolhido para o mês de janeiro no Clube de leitura do grupo Blogs que Interagem foi Um dia, do David Nicholls. Esse livro foi o escolhido porque o tema desse mês é livro que virou filme.




Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.


Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.


Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Esse livro foi um dos poucos que assisti ao filme antes de ler, na verdade, quando assisti ao filme, nem sabia que ele tinha sido inspirado em um livro. Agora, depois da leitura, posso dizer que o filme é bem fiel ao livro, muitas vezes conseguia me lembrar das cenas ao ler cada capítulo.
Ao contrário de outros livros que li depois de ter assistido ao filme, não fiquei desmotivada ao ler esse, acho que é porque gosto muito dessa história que pode parecer apenas mais um romance, mas, para mim é muito além disso. Claro que Dexter e Emma se amam, mas acho que o principal sentimento mostrado ao longo do livro é o da amizade e quando encontramos um amor baseado na amizade, os sentimentos são muito mais profundos.
O livro mostra 20 anos da vida dos dois, nem sempre eles estavam juntos, houve uma época em que ficaram sem se falar, suas vidas seguiram caminhos diferentes, mas sempre pensavam um no outro. É interessante ver o quanto eles vão amadurecendo ao longo do livro e muitas vezes me identifiquei com a Emma, principalmente na época em que ela trabalhou como professora em uma escola pública.
O final não foi surpresa para mim porque eu já conhecia a história, mas, me lembro que, ao assistir ao filme, fiquei bem revoltada com ele. Mesmo assim, ele passa uma mensagem bonita e emocionante e acho que é isso que faz com que o livro seja diferente da maioria dos romances.
Indico a leitura e, se você não tiver tempo para ler, indico que assista ao filme, os dois são muito bons e valem a pena.

29 comentários:

  1. Eu sempre tive vontade de ler esse livro! o filme já assistir! é ótimo!

    bjss


    www.blogsunshinee.com

    ResponderExcluir
  2. Minha curiosidade sempre foi grande em relação a esse livro, mas para falar a verdade eu nunca me esforcei realmente para ler, sabe? Mas já vi o filme e gostei bastante, principalmente porque adoro a Anne Hathaway <3 Beijos!

    www.tobemzen.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ler, sempre tenho um livro novo no armário. E quando li este livro adorei, achei que o filme foi bem real ao livro. E também assisti primeiro antes de ler rsrs.
    um super beijo.
    Aaaah estou seguindo seu cantinho =D
    Bjs

    www.andressamonteiro.com

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme e chorei tanto que não tive coragem de ler. Quando assisti, não sabia que tinha livro e também não sabia o final. Um dia, talvez eu tome coragem e leia. No meu desafio literário deste ano, há o item "um livro que faça chorar". Talvez seja a minha deixa.

    ResponderExcluir
  5. Curti demais.. tanto o filme como o livro.
    E também vi o filme antes, sem nem saber da existência do livro

    =*
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca,
    Eu tenho esse livro mas ainda nem li. Porém, sei que devo gostar pelos comentários dizendo que não é clichê.
    O filme ainda não vi, mas bom saber que é bem adaptado.

    Adorei saber sua opinião. =D

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, não sabia que você também estava no clube da leitura. ♥
    Esse livro é meu xodó, sei que tem muita gente que não curti, mas eu simplesmente amo de paixão.
    Gostei da resenha sincera.
    Beijão

    http://www.tecontopoesia.com/2016/01/resenha-ps-ainda-amo-voce.html

    ResponderExcluir
  8. oi linda, essa história é muito boa, o filme é maravilhoso, mas confesso que chorei rios, naquela cena que ela está andando de bicicleta!
    um beijo
    BLOG By Jeeh Sena

    ResponderExcluir
  9. Há muito tempo tenho vontade de ler esse livro, mas um livro vem outro vai, chega livro de parceria, o trabalho nos engole e eu fui deixando para lá... Sua resenha reavivou a vontade!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Nossa que história linda!!! Vou seguir seu conselho... ando sem tempo p ler, então procurar o filme...sempre fiquei de ver e nunca vi, acredita?

    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  11. Oi bianca,
    Não li o livro ainda mas acho que vou pegar o filme para ver primeiro ( igual a você isso quase nunca acontece) e vou ver o que acho.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, tudo bem??
    Nossa, todas as minhas amigas querem que eu leia este livro hahaha
    Não curto muito, porque é bem real. Prefiro ficar nas fantasias mesmo.
    Um grande beijo

    www.segredosdaadri.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre digo que os melhores amores são os que vem de amizades!
    Eu nunca assisti ao filme nem li o livro, mas várias pessoas já me contaram o enredo e até o final, então não sei se seria tão emocionante assim porque, né? Surpresas 0!
    Mas acho que vou acabar pelo menos assistindo algum dia porque gosto da temática =D

    ResponderExcluir
  14. Já Vi o Filme, mas nunca li o livro. Toda vez digo que vou ler e acabo desistindo.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro, mas nunca vi o filme e todo mundo fala que o filme é bem legal. O livro não gostei tanto, acho que é porque eu já sabia o final, mas achei meio xoxo, parada. Estava com altas expectativas, sabe? Mas ele é leve de ler.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti ao filme e gostei bastante, rolou umas lágrimas inclusive, a história é muito bonita e é incrível como eles pensam um no outro num espaço tão grande de tempo assim.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  17. oi, oi.

    eu já li e vi e, nossa, a história é linda. eu não chorei no livro, pq não envolvi tanto na história, já com o filme... tava na casa da minha avó no dia. do nada começaram a cair lágrimas e eu não me controlei mesmo, coloquei tudo pra fora. hahaha.

    com certeza esse é um tipo de história que a gente tem de indicar sem medo.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li o livro, mas vi o filme e olha... chorei horrores no final! Amei a história <3

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro bem antes de ter saído o filme, na verdade quando o li, nem existia a possibilidade do filme ainda. Lia tantas resenhas e nas redes sociais só se falava desse livro, então fui com tanta sede ao pote, que me decepcionei demais. Gostei da narrativa do David, mas aquele final me deu tanta raiva que depois nem o filme eu quis assistir. Talvez eu tenha criados expectativas demais :/
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Sempre tive muita curiosidade com esse livro, mas depois do filme, isso meio que diminuiu hahah fiquei meio decepcionada com a história, esperava mais... /:
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu fora do mundo? Porque não vi nem o filme e nem li o livro. Mas já to indo procurar os 2 porque eu depois da resenha, eu quero. hahahahaha
    Beijos

    www.garotasdiferenciadas.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu AMO essa história. Li o livro e me apaixonei. Gostei menos do filme, mas também acho bom. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca assisti ao filme, apenas li o livro. E como eu amei o livro *-* Acho que é bem o que você falou, um amor em cima da amizade. Chorei muito, confesso :( haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  24. Não fiz nenhuma das duas coisas Bianca, mas acho que leria o livro sim (o filme eu estou passando porque de-tes-to a Anne Hathaway). Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  25. Oi Bianca!
    Eu já assisti ao filme e chorei horrores, acho que não aguento o livro não, rs.
    Mas sei que é uma bela história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que tinha um filme baseado nele.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de conferir o livro, mas já vi o filme e me emocionei bastante;

    Um ótimo fim de semana, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Aaaaah, eu amo tanto esse livro, esse filme :( Eu me emocionei e engoli ele em dois dias, lembro que eu ficava trancafiada lendo o livro e quando saía, levava ele junto. Foi um das leituras que mais me prenderam, amei demais!
    Beijo grande,
    http://cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.