Meme: 3 livros que se passam durante o Natal


Esse é um dos temas do Blogmas que tem como objetivo promover 25 dias de Natal na blogosfera. Eu não consigo fazer posts diários, mas não podia deixar de fazer esse tema porque me identifiquei bastante com ele.

O primeiro livro que veio à minha cabeça quando vi esse tema foi "Deixe a neve cair", já falei sobre ele aqui.


O segundo é, coincidentemente, o livro que estou lendo no momento: "O Presente", da Cecelia Ahern,

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.
Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha.

Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos...
Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego.
Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...

Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.

Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
Ainda estou no começo desse livro então não posso falar muito a respeito dele por enquanto, mas assim que acabar, farei um post com minha opinião, como de costume.

O terceiro livro já foi adaptado várias vezes para especiais de Natal, você pode não ter lido, mas com certeza, conhece a história.




"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes e televisionado; adaptado para o teatro e para crianças. Transformado em desenho animado e HQs. A figura e o personagem de Scrooge teve vários descendentes literários, um dos mais célebres é o Tio Patinhas de Walt Disney: "Uncle Scrooge McDuck" em inglês.

Vocês já leram alguns desses livros? Conhecem outros livros para  indicar?

15 comentários:

  1. Não li nenhum ainda :/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nenhum desses livros!! Ler,para mim,é uma tarefa um pouco cansativa!! Prefiro fazer outras coisas!! Desejo-te um bom fim-de-semana!! http://cenasemaiscenas29.blogspot.pt Nova postagem por lá!!

    ResponderExcluir
  3. O 1º é muito lindo, já li ele uma vez, amei a lista! beijos!

    Blog do Math

    ResponderExcluir
  4. Dessa lista eu só conhecia o primeiro livro (mas ainda não o li) e os outros livros parecem serem bem legais, gostei bastante da capa do segundo livro da lista,

    Flores ao Chão

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum, mas estou bem curiosa com o primeiro!
    Beijinhos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Deixe a neve cair é muuuito bom! Eu amei! O de Charles eu tenho vontade de ler, pq já assisti vários filmes que fazem referência a ele! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida todo mundo conhece a história de "um conto de natal", será que o livro é muito diferente das adaptações para a tv que eu já vi?
    O "Deixe a Neve cair" sempre dizem que é muito bom, mas eu ainda não consegui criar vontade de lê-lo.
    E estou esperando a resenha de "O Presente" haha
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum ainda!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não li nenhum desses livros, mas tem um que adorei o foi de 12 contos de vários autores conhecidos chamado O Presente do Meu Grande Amor.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. AH, Dickens <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Eu PRECISO ler o livro deixe a neve cair! Minha amiga leu e ela disse que é muuito bom!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca,
    Adoro a mensagem de 'Um Conto de Natal'. ♥

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Desses eu só li o com o John Green! Achei gostosinha a leitura <3

    ResponderExcluir
  14. Também fiz uma lista de livros natalinos... destes que você citou, só li "Deixe a Neve Cair". Mas quero ler "O Presente"!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.