Desafio 52 semanas: Semana 34

Livros que eu acho que todo mundo deveria ler:



1-  Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

2- O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade.
 3- Dom Casmurro - Machado de Assis

Escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior, o terceiro romance da "trilogia" realista de Machado de Assis sugere três leituras sucessivas: a primeira, romanesca, é a história da formação e decomposição de um amor, do idílio da adolescência, passando pelo casamento, até a morte da companheira e do filho duvidoso; a segunda, próxima do romance psicanalítico e policial, é o libelo acusatório do marido-advogado à cata de prenúncios e evidências do adultério, tido por ele como indubitável; e a terceira, mais instigante, deve ser realizada à contracorrente, pela inversão do rumo da desconfiança, transformando em réu o próprio narrador, em acusado o acusador. Este, na ânsia de convencer a si mesmo e ao leitor da culpa da mulher, monta uma rede intrincada de armadilhas para defender a reputação de um-cidadão-acima-de-qualquer-suspeita que, estando com a palavra, tenta seduzir o "fino leitor" e a "castíssima leitora", ganhar-lhes a simpatia.

4- A travessia - William P. Young

Um derrame cerebral deixa Anthony Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando “acorda”, ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo. À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance.
Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará “enxergar” através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios.
Na busca de redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?

5- O caçador de pipas - Khaled Hosseini

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Foi muito difícil escolher só cinco livros, tenho muitos outros na minha lista de favoritos, tentei escolher os que mais me marcaram de alguma maneira. Todas as sinopses dos livros foram retiradas do Skoob.


13 comentários:

  1. Sou louca para ler o caçador de pipas, parece ser muito bom!!!

    http://sejavoceporgabisoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só livros que parecem bons <3
    Beijoo

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  3. Oiie!
    Desses eu só li Dom Casmurro quando tava na escola!
    Fiquei afim de ler "Ensaio sobre a cegueira" e o "Caçador de Pipas"!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  4. Ensaio sobre a cegueira eu sempre recomendo pra todo mundo ~ é realmente maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  5. José Saramago é bom. Esse do Machado de Assis eu tenho aqui e sou louca pra ler, o mesmo com O Caçador de Pipas, todo mundo diz que é muito bom. Gostei das indicações!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esses llivros são excelentes, recomendo para todo mundo, amei sua lista!

    www.blogmodaebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não tenho nenhum desses, mas posso providenciar rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum desses.

    Isabel Sá
    http://brilhos-fa-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum desses.

    Isabel Sá
    http://brilhos-fa-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oiie,
    Desse eu só li "Dom Casmurro" e "O Caçador de Pipas", mas quero muito ler "Ensaio sobre a cegueira" e "O retrato de Dorian Grey"
    Adorei as dicas!

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bom?
    Ainda não li nenhum desses, que vergonha!!!
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
  12. Oii!Não conheço nenhum acredita?kkkk.
    Mas parece legais!Bjs
    Participe do Egrana

    ResponderExcluir
  13. Da sua lista só não li dois, "Ensaio Sobre a Cegueira" e "A Travesseia". O do Saramago eu tenha e já está na lista de leituras, o segundo eu não conhecia, mas já me interessei. Um beijo!

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.