A Cidade do Sol


Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.



Meu primeiro contato com Khaled Hosseini foi lendo "O Caçador de Pipas", o livro logo entrou pros meus favoritos e "A Cidade do Sol" conseguiu superá-lo.
Antes de ler esses livros, tudo o que eu sabia sobre o Afeganistão era sobre o talibã e Osama Bin Laden, mas o autor nos ensina muito sobre a história do seu país, explica o porquê das guerras e como o Afeganistão se transformou no que é hoje. Esse livro, especificamente, aborda a vida das mulheres no país antes e após a guerra e mostra duas mulheres com estilos de vida totalmente diferentes que, de repente, se vêem obrigadas a mudar os seus planos e viverem juntas. Depois de algum tempo, elas conseguem conviver bem, se tornam verdadeiras amigas e aprendem muito uma com a outra.
Livro super indicado se você gosta de conhecer novas culturas, dá pra realmente viajar para o Afeganistão durante a leitura.

10 comentários:

  1. O meu primeiro livro do Khaled também foi "O Caçador de Pipas". Li ele em 2011 e até hoje me livro da história e da inocência das crianças. Ele realmente sabe escrever bem e transportar pro universo dele o leitor.

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler "A cidade do sol", mas sei que devo inclui-lo na minha wishlist. Parecer ser ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Acho maravilhoso aprender sobre novas culturas através da literatura. Amei a indicação!

    ResponderExcluir
  3. Parece que esse livro ensina muito sobre a cultura de do país e é altamente informativo né? Eu nunca o li, e acho que se não tivesse lido uma resenha sobre nunca me interessaria, mas ele parece ser muito mais do que apresenta ser, gostei :)

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro uns 5 anos atrás (por ai), e fiquei apaixonada!
    Preciso reler!

    ResponderExcluir
  6. Garota, não me bate, mas ta ai, nunca li o livro "o Caçador de Pipas" e se tem o filme nem vi. Mas ta na hora de entrar na minha lista, principalmente " A cidade do Sol" adorei saber sobre esse autor, adoro livros que ensinam sobre o pais, cultura essas coisas, adorei adorei <3
    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    Curte a fanpage Waves Of Fun <3

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse livro mesmo não lembrando de quase nada dele rsrs
    A parte da vida das mulheres foi algo que me marcou nele..

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que bacana. Eu amo viajar pros lugares através de livros *-* Que boa indicação!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. mamãe sempre vive me mandando ler esse livro e sempre tive curiosidade de ler ele!
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Já ouvi falar bastante do autor e andei tendo uma curiosidade insana sobre os livros dele!Eu simplesmente A-D-O-R-O esses livros ou filmes sobre países em que o autor consegue realmente levar o leitor para uma viajem por onde ele desejar,depois que você disse que ele descreve bem como é o Afeganistão e dá pra embarcar mesmo,eu etou mais curiosa ainda!
    Beijos e abraços,
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.