BC: Outubro Rosa



Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

O mês de outubro é conhecido mundialmente por ser o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Eu tinha pensado em fazer esse post junto com o post do 15 on 15 (que também teve como tema o "Outubro Rosa"), mas depois vi que esse assunto é muito importante e merece um post só pra ele.


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (Fonte)

Há menos de um mês tive a triste notícia que uma amiga está lutando contra essa doença e ela me disse que nunca teve o hábito de examinar as mamas mensalmente, o que é fundamental para detectar a doença no estágio inicial e aumentar as chances de cura.

As mulheres que menstruam devem fazer o autoexame preferencialmente uma semana após a menstruação. Se encontrar alguns dos sinais abaixo, procure um médico.


6 comentários:

  1. Olá bom dia, exelente post, este é um assunto muito sério.
    Bjinhos ♥
    Bom fim de semana ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post, sempre vale a pena lembrar né?
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou amando os posts sobre esse assunto, já fiz o meu e acho de altíssima relevância falar sobre isso atualmente. Na minha família tem histórico de câncer de mama, então eu sempre tenho que fazer auto-exame e ultrassom das mamas!

    PS: Te convidei para responder um tag no meu blog: http://goo.gl/wbg4hL, não é obrigatório tá? Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM seu post. Assim, muito bom meeesmo. O assunto tá rodando muito na internet, altíssima divulgação (o que é ótimo), mas essas imagens que você postou também são super importantes de se compartilhar porque existem sim ainda muitas mulheres que não fazem o auto exame preventivo. Sério, gostei de verdade!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima abordagem =D
    Um assuno que não deve ser esquecido

    ResponderExcluir
  6. Thank you for posting this important information. The diagram is great!

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.