MAC e Parque da Cidade

Esse é meu último post dos passeios que fiz nas minhas férias. Hoje vou mostrar dois lugares que visitei em Niterói: o Museu de Arte Contemporânea e o Parque da Cidade



O MAC foi projetado por Oscar Niemeyer e se tornou um dos cartões postais de Niterói. Ele tem um estilo futurista, parece um disco voador pousado no mar e tem uma vista linda, tanto das rampas de acesso quanto das janelas de vidro, dentro do museu.

Vista da rampa de acesso ao MAC



Parte da vista da janela do MAC



Quando eu fui, tinha uma exposição com quadros muito bonitinhos chamada Fabulário, eles parecem quadros para crianças mesmo, com vários motivos infantis. Depois que eu li a descrição da exposição, vi que não era tão simples assim.


O artista Osvaldo Carvalho apresenta sua mais nova série de pinturas composta por 10 telas de grandes formatos. Ao visitar a exposição, o espectador é convidado a refletir sobre o caráter universal do emaranhado de situações que permeiam as vidas das pessoas, seja de forma feliz, harmoniosa e limpa, ou com uma obscuridade que todos lutam para mantê-la longe dos olhos, por vergonha ou por ignorância.

Quadro da Exposição Fabulário

Outra exposição que eu gostei muito foi uma que estava do lado de fora do museu chamada "Você já viu um?" 

Mostra composta por 11 tatus-bolas esculpidos em madeira. O objetivo é evocar o encontro do espectador com a materialidade do tatu-bola, cuja referência simbólica remete a todos a potencial inexistência destes animais na natureza. “Ao romper com essa condição de ausência e de alienação evocada por sua não-presença (uma quase não-existência), o que se propõe é resgatar esses objetos/seres que têm como missão evocar sentidos e significados em um mundo onde o sólido se evapora”, explica o artista.

Exposição "Você já viu um?"
Outros lugares que merecem destaque no MAC: o espelho d'água (ótimo para tirar fotos) e o bistrô que tem uma vista linda e um ambiente aconchegante. 

Espelho d'água com o Pão de Açúcar ao fundo

Depois do MAC, nós fomos para o Parque da Cidade.



O Parque da Cidade é uma Área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m², foi inaugurado em 21 de Setembro de 1976. No local existe uma fonte natural. Possui um mirante e dele pode-se ter uma visão panorâmica das Lagoas de Piratininga e Itaipu; das Praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas, dos bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí entre outros, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar.
Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio - Niterói. O Parque é muito frequentado pelos praticantes de voo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte. (Fonte)

Vista da Lagoa de Piratininga 

 Como deu para ver pela descrição do site, esse parque fica em um lugar muito alto, fomos de carro e parecia que nunca íamos acabar de subir, mas no final, valeu a pena. A vista, tanto de um lado como de outro é linda e o por do sol é incrível visto de lá.

Vista da Baía de Guanabara

Por do sol visto do Parque da Cidade
Eu tirei umas duzentas fotos do por do sol porque é lindo demais, aconselho quem for lá a ir no final da tarde para poder apreciar essa maravilha. 
O Parque tem uma lanchonete (mas quando chegamos no final da tarde não tinha mais nada para comer), banheiros, um estande de informação ao turista e estacionamento gratuito.


4 comentários:

  1. Oi Bianca,
    Que fotos lindas! Nem lembro a última vez que fui em Nikiti. Mas está aí mais um ponto do Rio para a lista, invejei esse por do sol *.*

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Niterói e agora estou morrendo de vontade, parece tãaao lindo. <3
    As fotos ficaram ótimas, as bolas no chão, o design do MAC! Adorei! *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Os lugares são lindos , eu gostaria de visitar o fabulario , adoro exposição.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Niteroi é amor <3 hahaha sério, eu amo niteroi, as pessoas deveriam conhecer mais lá haha a praia de piratininga, por exemplo, tem uma vista maaaaaaaaaaaaaaaaaravilhosa do rio haha

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.