Confeitaria Colombo e Exposição Salvador Dalí

Aproveitei o recesso de julho para passar alguns dias no Rio e em Niterói com meu noivo, visitamos vários lugares legais e vou dividir aqui com vocês em três posts, esse é o primeiro deles. 

O primeiro lugar que visitamos foi a Confeitaria Colombo, no centro do Rio. Eu sempre tive vontade de ir lá desde que a vi em algumas novelas de época da Globo e depois que também a vi em posts do Rotaroots no meme "Lugares para visitar na minha cidade" de pessoas que moravam no Rio, fiquei com mais vontade ainda.





A Confeitaria Colombo localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, sendo um dos principais pontosturísticos da Região Central da cidade. Recentemente, a Confeitaria Colombo foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo.
A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira.
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.
Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a claraboia do salão de chá, decorada com belos vitrais.
Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. (Wikipédia)
Eu me senti voltando ao passado, ficamos no Bar Jardim e fizemos um lanche, também tomamos esse sorvete da foto.


Tudo lá é muito bom, recomendo a visita para quem for ao Rio de Janeiro. 

Depois, fomos à exposição do Salvador Dalí que está no Centro Cultural Banco do Brasil.



A exposição apresenta cerca de 150 obras do artista, entre pinturas, gravuras, documentos, fotografias e ilustrações. A mostra abrange as diversas fases criativas do pintor, com ênfase no período surrealista, que o consagrou e no qual refletiu seu imaginário singular. (CCBB)


Achei interessante poder ver quadros menos conhecidos como esse aqui de baixo que foi o meu favorito da exposição.


A exposição fica no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 22 de setembro e a entrada é franca.

No próximo post conto mais sobre o meu passeio.

4 comentários:

  1. Que legal! Esses passeios turísticos assim são tão bacana, eu gostaria de fazer mais até mesmo aqui na minha cidade, porque eu sei que tem um bocado de lugares que nem eu conheço e é tão engraçado isso né? Quando a gente viaja pra outro lugar acaba conhecendo todos os pontos turísticos de lá, mas às vezes nem conhece todos do próprio lugar onde mora xD
    Um dia irei no Rio e essa confeitaria vai ser um dos lugares que vou visitar :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia ainda, sério, mas já vi em novelas de época também, só não sabia que era real, sabe? Sensacional! Já anotei na minha listinha assim que foi ao Rio visitarei essa confeitaria!!

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai que invejinha! Eu sou completamente apaixonada por Dali e queria muuuito ver essa exposição! :D
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  4. Que banaca a exposição, já fui várias vezes no rio mas ainda não visitei esse lugar, fiquei curiosa, e esse sorvete parece ser delicioso rs, maldade com a pessoa que está com a garganta inflamada :(
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.