Sites e aplicativos para aprender línguas


Eu sou professora de inglês, falo um pouco de espanhol e amo aprender línguas, se eu pudesse, falaria umas dez. Atualmente estou aprendendo italiano sozinha e resolvi dividir com vocês alguns sites e aplicativos que eu uso para estudar a língua e que podem ser utilizados para aprender qualquer idioma.

1- Livemocha 




A comunidade Livemocha é composta de entusiásticos linguistas: professores, especialistas em idiomas, outros estudantes de idiomas, e nativos orgulhosos de seu idioma e herança. Os membros da comunidade ajudam uns aos outros a aprender de infindáveis maneiras: eles deixam comentários em respostas aos exercícios práticos, criam mini lições com o parecer do exercício, fazem prática de conversação via texto, vídeo ou bate-papo com áudio, fornecem dicas de cultura e prática do idioma, e dão o tão necessário encorajamento (afinal de contas, aprender um novo idioma não é tão fácil!).
É universalmente reconhecido que proficiência em um idioma é mais facilmente adquirido e retido através da imersão. A comunidade Livemocha fornece aos estudantes um ambiente conveniente e seguro para imersão linguística e é um componente essencial para a metodologia Whole-Part-Whole que faz dos cursos Livemocha serem efetivos. Após os estudantes observarem como uma conversa é realizada e aprenderem o vocabulário e componentes da gramática, eles podem então se engajar em uma série de exercícios com nativos daquele idioma da comunidade Livemocha. Eles praticam, aprendem, e se comunicam de verdade.
Eu já usava esse site há bastante tempo, mas ele foi reformulado recentemente, nele dá para aprender 35 línguas. O mais legal desse site é que você tem acesso a falantes nativos do idioma que você está aprendendo e são eles que corrigem as lições que você envia. Tem lições de vocabulário, fala, escrita e audição. Você também pode ajudar pessoas que estão aprendendo português e ganhar pontos ao corrigir os exercícios que elas enviam.

2- Languagepod101

Esse site ensina através de podcasts, a parte gratuita só permite baixar o áudio, mas a versão premium é muito completa: tem os podcasts e lições em pdf que vão do nível mais básico ao mais avançado. Na época em que eu comprei o de italiano, eles estavam fazendo uma promoção e ganhei um curso interativo com curiosidades culturais sobre a língua e o país, achei bem legal. Como comprei já tem um tempo, não sei quanto é para assinar o pacote completo, mas vale a pena dar uma olhada porque o material é muito bom.

3- Duolingo

Eu conheci esse site/ aplicativo há pouco tempo e me apaixonei por ele. Ele pode ser usado tanto no computador como no celular e tablets. As lições têm formato de um jogo onde você começa com 3 corações e a cada erro, perde um. Se você chegar ao final da lição sem corações, tem que fazê-la de novo. Você também ganha lingots, uma recompensa por terminar a lição com todos os corações e depois pode trocá-los por benefícios no site como lições extras. Ele também te avisa quando você precisa voltar a algumas lições para relembrá-las, gostei muito disso porque geralmente esquecemos muita coisa se não as vemos com frequência.

Vocês usam algum aplicativo ou site para aprender línguas? Conhecem outros além desses?

5 comentários:

  1. Sempre me interessei em saber algumas palavras em outros idiomas , adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Conheço, acho que todos que vc colocou ai :3 maaaaas eu nunca vou muito longe :(

    p.s.: passando, também, para avisar que o blog mudou de endereço: de no good idea agora ele se chama borbulhando cores.
    Espero sua visita por lá :*

    ResponderExcluir
  3. Desses aí eu só conheço o Livemocha, e de muitos anos atrás já! Melhorei muito meu inglês com ele!
    Os outros eu vou dar uma olhadinha depois. :D

    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de descobrir novos sites e aplicativos. No meu caso, eu vou além, estudo a fonética, porque acho muito importante conhecer a pronúncia correta. Particularmente, estudo inglês e Islandês, mas assim como você, queria aprender o máximo possível de idiomas!
    Eu gosto de escutar as palavras neste site: http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/dictionary?q=dictionary#
    E também de treinar com música neste: http://lyricstraining.com/
    Ah, tem uns outros pra fonética, mas não estou encontrando nos meus favoritos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dicionário eu já conhecia, mas o site de músicas, não. Já adicionei nos meus favoritos, achei bem interessante! Obrigada pelas dicas! :)
      Beijos

      Excluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.