BC: Brasilidades não clichês que eu gostaria de apresentar para os gringos

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.


"Mês da Copa das Copas (ou não) aqui no Brasil, nosso país em voga e um monte de gringo vindo pra cá. Chegou a hora da gente mostrar nossa cara, do que a baiana gosta e mostrar que o Brasil é muito mais do que samba, feijoada e caipirinha. Eleja comidas, lugares, culturas, coisas para fazer no Brasil além do chichezão."

O Brasil é um país tão rico, com uma cultura tão linda que eu fico com vergonha das coisas que exportamos para o mundo. Tenho vários amigos estrangeiros e tento, sempre que posso, mostrar o que realmente temos de bom e que, muitas vezes, não mostramos. Nesse post resumi um pouco de tudo que o Brasil tem de melhor.

Literatura:



Eu amo a literatura brasileira e, como professora, me sinto um pouco triste ao ver que a maioria dos brasileiros não conhece os grandes nomes da nossa literatura. Além dos escritores que aparecem nessa foto, podemos citar o grande Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Clarice Lispector (os livros dela e não frases de facebook que muitas vezes nem foram ditas por ela!), Mário de Andrade, Graciliano Ramos, José de Alencar... Se fosse escrever todos os grandes escritores da nossa literatura, faria um post só com os nomes deles. 

Música:


Quando me perguntam sobre música brasileira, eu faço questão de mostrar o rock nacional, artistas de MPB, bossa nova, forró (de qualidade, não aquelas letras que parecem funk). Nós temos muita música boa e essa que devemos exportar para o mundo.

Cidades Históricas:


O Brasil é conhecido pelas suas praias, mas também temos outros lugares muito bonitos e cheios de cultura! As cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e também no Rio, como Paraty (com certeza existem outras em outros estados que ainda não tive oportunidade de visitar). Adoro lugares assim e acho que deveriam ser mais divulgados.

Comidas


Nossa feijoada é deliciosa, mas também temos outros pratos que valem muito a pena serem conhecidos e que só existem por aqui como o brigadeiro e o beijinho...

...o pão de queijo...

e o nosso guaraná. 

E vocês, o que apresentariam para os estrangeiros que estão vindo para cá?

7 comentários:

  1. Que grande apresentação de cultura, parabéns! O Brasil é de uma grandeza fenomenal né! abração

    ResponderExcluir
  2. Nosso Brasil é maravilhoso, vale a pena sempre fazer propaganda dele, apesar dos defeitos.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente Bianca, estas opções são ótimas e ainda tem nossas frutas maravilhosas, variadas e de sabores marcantes. Adorei!
    Bom resto de semana, bjos.

    Caminhando na Arte
    Fanpage
    Google+

    ResponderExcluir
  4. O guarana todo gringo que toma fica doido! Nem sei pq isso nao eh vendido no mundo todo.

    Eu mostraria o tropeirão. :))

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que o brigadeiro era coisa nossa. Amo *-*. Realmente há muitas coisas boas a mostrar por aqui, espero que consigamos apresentar nosso melhor lado.

    ResponderExcluir
  6. A parte mais gostosa é a comida, brigadeiroooooooooooo ♥ yum yum!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o teu brasil tenha boas maravilhas para apresentar ao mundo!! Eu tambem adoro o meu portugal e a parte de que mais gosto no meu portugal é o convívio que os portugueses têm uns com os outros,praticamente não há guerras por aqui,embora às vezes tambem aconteçam coisas estranhas!! Quero desejar-te um fantástico fim-de-semana!! Eu adoro musica brasileira,tem duplas boas por aí. Beijinhos fofinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.