Meme: 5 coisas para fazer na minha cidade

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Eu moro no interior do Rio de Janeiro e quando era adolescente costumava dizer que não tinha nada pra fazer aqui. O tempo foi passando e comecei a dar valor para as coisas boas que temos e hoje em dia não penso em mudar de cidade.  Hoje trago uma listinha com 5 coisas para se fazer em Barra do Piraí. Será que alguém se interessa em vir pra cá?

1) Visitar o Parque Aquático Aldeia das Águas.



O Aldeia das Águas é o maior complexo de lazer do estado. Situado a menos de duas horas da cidade do Rio de Janeiro é composto por mais 330 mil metros quadrados de pura diversão, com diversas opções para todas as tribos e idades.
Com 17 piscinas, toboáguas,piscinas de ondas, Rio Corrente e mais uma série de opções que vão tornar os seus momentos ao nosso lado inesquecíveis.
E quem pensa que o parque é composto apenas por diversões aquáticas, vai se surpreender com nosso leque de opções como Saunas, Spa, quadras poliesportivas, campo para futebol society e espaço para atividades radicais e um incrível lago para pesca.



2) Visitar as fazendas históricas da época do café.

Tem várias fazendas dessa época por aqui e elas oferecem visitas guiadas como as Fazenda da Taquara, São João da Prosperidade e Ponte Alta. Muitas dessas fazendas ainda têm a mobília original e oferecem saraus, chás, almoços para os visitantes. Algumas dessas visitas são guiadas por atores com trajes de época que contam a história das fazendas. 
Como essas visitas só podem ser feitas com agendamento, eu ainda não fiz nenhuma, mas estou querendo mudar isso esse ano e esse post me animou bastante. As fotos abaixo foram tiradas da internet.


Fazenda da Taquara

Fazenda São João da Prosperidade

Fazenda Ponte Alta



3) Visitar a Catedral de Sant'Anna:



A Catedral de Sant'Anna foi construída em 1881 pelo 3º Barão do Rio Bonito, José Pereira do Faro que foi líder do movimento que culminou, anos mais tarde, com a emancipação da freguesia de Barra do Piraí. A pedra fundamental foi lançada na presença do Imperador D. Pedro II do Brasil, quando visitou a freguesia da atual Barra do Piraí, a convite do próprio Barão, a fim que fosse inaugurada a capela provisória da mesma igreja, em 7 de agosto de 1864.
O Barão realizou seguidas viagens ao Rio de Janeiro, selecionando arquitetos, pintores e pedreiros estrangeiros para abrigá-los em suas propriedades em Barra do Piraí, sob a condição de trabalharem na construção da, então, igreja de Sant'Anna.
Seu lado externo é pintado de branco e a fachada frontal contém janelas e porta em formato de arco, com relógio circular localizado no frontão. Torre sineira em forma pontiaguda e desenhos em alto relevo na parede. O piso de tábua corrida e os bancos em formato de cadeiras presas umas às outras são originais.
Toda a igreja é pintada a mão por importantes artistas do Império. Até a metade da parede, pinturas que lembram cortinas, na parte de cima, pinturas sacras, no teto, reprodução da imagem da Imaculada Conceição.
Foi elevada, oficialmente, à dignidade de "catedral" em 4 de dezembro de 1922, com a instalação da Diocese barrense em 26 de julho de 1923, pela Bula "Ad Supremum Apostolicae Sedis".
A catedral guarda ainda na sacristia um quadro a óleo de Victor Meirelles, retratando o 3º Barão do Rio Bonito, de propriedade da Mitra Diocesana. Possui dois lustres de cristal em forma de pingente. O altar-mor, todo folheado a ouro, com desenhos em alto relevo e boa luminosidade, apresenta a imagem antiga de Nossa Senhora de Santana, além de outras pequenas imagens. Fonte : wikipédia
Catedral de Sant'Anna

 4) Se hospedar em um dos vários hotéis-fazenda da região.

Muitos desses hotéis fazenda são fazendas históricas da época do café e oferecem lazer para toda a família como arvorismo, tirolesa, passeios de charrete, pesca e pague. Outros são verdadeiros resorts com serviços de spa, piscinas, lagos.

5) Visitar o distrito de Ipiabas.

Conhecido pelo turismo e localizado a apenas 16,6 km do distrito de Barra do Piraí. Ipiabas é o distrito mais próximo da sede do município. Com área total de 44,365 km² é o quarto distrito em extensão territorial de Barra do Piraí. O clima temperado e os 750m de altitude contribuem para a grande vinda de turistas, que procuram Ipiabas para aproveitar o clima ameno e o contato com a natureza. Além das diversas trilhas ecológicas, um dos mais belos atrativos naturais é a Cachoeira de Ipiabas, formada por duas quedas, uma com 3,5m altura e a outra com 5m. A forte ligação com a história dos antigos barões do café também contribuiu para o crescimento do turismo cultural do município, recebendo vários eventos importantes ao decorrer do ano. Os eventos do Circuito Vale do Café comprovam isso, já que o aumento contribuiu para que a gastronomia e as aconchegantes pousadas ganhassem força no distrito para poder atender a demanda
Fonte

E aí, gostaram das sugestões?

8 comentários:

  1. Com toda a certeza devem ser sitios belos para serem visitados!! Eu cá em Portugal tambem tenho muita coisa bonita mas prefiro estar no sossego da minha casa vendo filmes ou fazendo os meus bordados!! Desejo tudo de bom para ti,bom fim-de-semana!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá Bianca!
    Eu amo Barra do Piraí. E tem também a praça da rodoviária que sempre tem coisas boas por lá.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Amiga que lindas fotos amei o post.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  5. Karin, gostei muito das sugestões.
    Hotéis fazenda são ótimos pra relaxar e comer muito rs.
    Que legal deve ser essas visitas nas fazendas de café.
    Deve ser bem interessante.
    E que delícia se refrescar em um parque aquático.
    Postei lá no blog a brincadeira das coisas que eu gosto.
    Muito obrigada pelo convite.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Lugares lindos, o parque aquático parece ser maravilhoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fazendas históricas da época do café <3 Adoro esse tipo de passeio, que coisa mais linda!
    Beijo

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.