Pudim de caneca de micro-ondas



Quando postei essa foto no instagram, um monte de gente veio me perguntar como eu tinha feito, então resolvi postar a receita aqui no blog. É uma ótima opção pra quando estamos com vontade de comer um doce e queremos algo rápido e simples.

Ingredientes:

1 caneca de 350ml de capacidade que possa ir ao micro-ondas1 colher (sopa) de açúcar para o caramelo1 colher (chá) de água130ml de leite (½ xícara+1 colher de sobremesa)2 colheres (sopa) de açúcar ou leite condensado1 ovoessência de baunilha a gosto

Modo de fazer:

Na caneca, coloque 1 colher de sopa de açúcar com ½ colher de chá de água. Gire a caneca para misturar os dois até formar uma pasta.
Leve ao micro-ondas em potência alta por 1 minuto. Depois vá aquecendo de 20 em 20 segundos até caramelizar. Experimentei deixar 1 minuto direto e acabou queimando, por isso faça aos poucos.
Tire a caneca do microondas e junte mais ½ colher de chá de água (vai borbulhar, cuidado). Gire a caneca para envolver e retorne mais 10 segundos no microondas para terminar de derreter. Reserve.
É bom lembrar para apoiar a caneca num descansa panela ou prato e não direto no granito ou outra superfície fria toda vez que tirar do micro-ondas para não dar choque térmico.
Se o leite estiver gelado, aqueça rapidamente no microondas por 20 ou 30 segundos pelo mesmo motivo.
Bata o ovo com fouet, junte o açúcar ou leite condensado, o leite e a baunilha. Bata bem e peneire na caneca.
Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Se continuar líquido, deixe mais 30 segundos mas fique de olho.
A mistura vai borbulhar e vai se firmar no centro como um pequeno "vulcão". Deixe mais 3 ou 5 segundos. Ainda vai ter leite em volta mas está ok. Tire do microondas e coloque sobre uma toalha. Cubra imediatamente com filme plástico e envolva a caneca com a toalha. Deixe abafado por 10 minutos.
Depois deste tempo, pode desenformar e comer quentinho se quiser ou espere esfriar para levar à geladeira. Se quiser pode fazer o pudim na potência alta mas fique de olho para parar no primeiro instante que ameaçar borbulhar.

Achei a receita nesse blog, lá tem várias fotos do passo a passo. O meu acabou ficando um pouco mole, da próxima vez que fizer vou deixar mais tempo no micro-ondas, mas ficou uma delícia. O gosto lembra muito o pudim de leite condensado. O que mais gostei dessa receita é que ela pode ser facilmente adaptada para ficar mais light, quando fiz o meu, usei adoçante e leite desnatado.

2 comentários:

  1. Eu tinha uma receita que ia chocolate mas perdi , eles
    são faceis de fazer e uma delicia,
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tá, para o mundo que agora eu quero Pudiiiiiiiiiiiim!!!
    Caraca, não acredito que isso existe!!!
    Eu sou uma ótima cozinheira de microondas, basicamente tudo o que eu consigo fazer na cozinha é de microondas! Estou Bege com esse pudim, assim que eu chegar em casa vou tentar fazer!!
    Amei amei amei!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários sobre o post são sempre bem-vindos, mas comentários do tipo "Legal, passa no meu blog" serão ignorados.
Nem sempre respondo os comentários aqui, mas se seu comentário foi sobre o post, com certeza irei responder no seu blog.